Estados do Centro-Oeste, do Norte, parte da Bahia e de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul terão melhor visão do fenômeno. Ápice é volta das 2h.
Maio de 2022 termina com um evento especial no céu. Não será nenhuma tormenta de ventos e chuva, mas um espetáculo celeste proporcionado pelo rastro de um comenta.
Entre a noite do dia 30 de maio e a madrugada de 31 de maio de 2022, o planeta Terra vai atravessar, pela primeira vez, a nuvem de detritos deixada pela fragmentação do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann, que ocorreu em 1995. A passagem por esta nuvem de partículas vai gerar a chuva de meteoros Tau-Herculídea, ou melhor, uma tempestade de meteoros, tamanha a quantidade de de tantos objetos brilhantes e incandescentes que estão sendo esperados.
Meteoros são popularmente chamados de estrelas cadentes.
Embora a previsão da quantidade de objetos de uma chuva ou tempestade de meteoros tenha uma margem de erro relativamente grande, os astrônomos esperam por este evento celeste. E desta vez, a quantidade de meteoros pode ser tão grande que os astrônomos estão dizendo que vai ocorrer um "surto de meteoros"
O professor Marcos Calil explica o que esperar desta chuva de meteoros
Onde e quando?
Todo o Brasil poderá ver a tempestade "surto" de meteoros da Tau-Herculídeas, mas em quantidades diferentes, para cada porção do país, e se a nebulosidade permitir.
Este mapa feito pela Bramon (Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros)mostra a taxa de meteoros em cada parte do Brasil
Taxa de meteoros esperada para o Brasil (Fonte: Bramon)
Chuva de meteoros deve ser observada a olho nu, em um local escuro, sem ou com pouca iluminação artificial.
O show começou por volta das 23 horas da segunda-feira, 30 de maio, mas o ponto alto da tempestade ser, o ápice do "surto" (momento com maior quantidade de meteoros) deve ocorrer por volta das 2h05 h do dia 31 de maio.
Segundo análise da Bramon, os moradores das Regiões Norte e Centro-Oeste serão privilegiados.
A nebulosidade
Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, centro, sul e leste do Pará, Tocantins, centro, oeste e sul da Bahia, Rondônia, noroeste de Minas Gerais e o Rio Grande do Sul são as áreas no Brasil que devem se manter com pouca ou nenhuma nebulosidade durante a madrugada de 31 de maio, possibilitando ótima visualização da chuva de meteoros Tau-Herculídeas. O Rio Grande do Sul esfriou muito com a entrada de uma massa de ar frio e os casacos pesados serão necessários para ficar ao ar livre e curtir a chuva de meteoros.
Lives
Ao vivo será um espetáculo muito especial. Mas se não ser para você ver, pode acompanhar o evento astronômico especial através de lives. Indicamos duas aqui.