De acordo com a consultoria Eurasia, o ex-presidente Lula segue com 70% de chances de vencer as eleições presidenciais de 2022; chances de Jair Bolsonaro cresceram de 20% para 25%
Eduardo Laguna e Aline Bronzati
O diretor da Eurasia, Christopher Garman, disse nesta terça-feira,19, que a consultoria de risco político ainda vê o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito nas eleições presidenciais em outubro.
Apesar da redução da distância para o presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrada pelas pesquisas de intenção de voto mais recentes, a Eurasia calcula em 70% a probabilidade de vitória de Lula, segundo afirmou Garman durante evento organizado pela Brazilian-American Chamber of Commerce. "As eleições ainda não estão resolvidas, mas ainda acreditamos que Lula é favorito", disse o diretor da Eurásia.
As chances de vitória de Bolsonaro passaram de 20% para 25%, de acordo com a consultoria.
Pesquisa
Segundo a última pesquisa XP/Ipespe, divulgada no dia 6 de abril, Bolsonaro cresceu quatro pontos porcentuais e passou de 26% para 30% das intenções de voto, enquanto Lula se manteve com 44%, patamar que não se altera desde dezembro.
Excluído o ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil) da relação de presidenciáveis, Ciro Gomes (PDT) avançou de 7% para 9% nas intenções de voto; João Doria (PSDB), de 2% para 3%; e Simone Tebet, de 1% para 2%.
Redutos estaduais
Projeção feita pelo Estadão Dados com base em pesquisas eleitorais e resultados de votações indica que Lula lidera em 15 das 27 unidades da Federação, enquanto Bolsonaro está à frente em oito. Em quatro Estados, a distância entre os dois é pequena e não permite apontar favoritismo.