Ingredientes:
1 kg de filé de salmão ou badejo
1 cebola
1 / 2 colher de chá de sal
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
suco de 1 limão taiti
suco de 2 limões rosa
1 xícara de água filtrada
5 ou 6 galhos pequenos de dill (aneto) fresco
Torradas para acompanhar
Instruções:
O filé de salmão é vendido com a pele e, para esse prato, é preciso retirá-la. Normalmente é possível pedir na peixaria ou na barraca do peixe na feira para dividir o filé em fatias finas, sem a pele e sem o sangue. Atenção, as fatias devem ser cortadas na diagonal e bem finas e não retas como para um sashimi.
Assim, todo o trabalho fica para a hora de preparar o tempero. Lave as fatias de salmão e corte-as em fatias grandes o bastante para caberem na boca ou de uma só vez ou em duas mordidas. Misture o suco dos limões com o sal e a água. Corte a cebola em fatias bem finas, coloque-as em uma peneira e lave-as na água corrente para perder o ardido.
Distribua um terço das fatias de salmão pelo fundo de um travessa de cerâmica ou porcelana, cubra com um terço da cebola, espalhe dois ou três galhos de dill (aneto), cubra com mais uma camada de salmão e de cebolas, mais uns galhos de dill e por fim a última camada de salmão e cebola. Molhe bem com o molho previamente preparado e guarde na geladeira até a hora de servir.
Para servir esse prato como petisco em uma festa divida o salmão com as cebolas e um pouco do molho em algumas travessas menores, polvilhe com pimenta do reino moída na hora e distribua pela casa junto com alguns pratinhos, guardanapos, garfos de sobremesa e algumas torradinhas para acompanhar.
Notas
Entradinhas como o salmão curado podem ser harmonizadas com um vinho branco feito de uvas do tipo sauvignon blanc ou se quiser um vinho com sabor mais frutado e cheio de nuances sirva um vinho com uva do tipo pinot grigio.