Os queijos são boas opções para os mais diversos momentos à mesa. Seja na entrada ou na sobremesa, as receitas que têm como base essas delícias impressionam pela delicadeza do aroma e da textura. Não é preciso dizer que cada variedade de queijo apresenta traços marcantes. Para preservar todas as suas características, o armazenamento faz toda diferença. Para isso, sob consultoria da Barbosa & Marques, fabricante dos produtos Regina, indicamos algumas dicas sobre qual é o passo a passo para conservar os queijos.
Com intuito de tornar essas dicas ainda mais eficazes, separamos algumas receitas para que você lembre da importância de conservar os queijos para as gostosuras que selecionamos. Acompanhe a seguir!
1ª dica: refrigeração
A refrigeração dos queijos é um dos pontos iniciais para sua conservação. Por isso, esses produtos devem ser submetidos a baixas temperaturas. Contudo, o consumo desses lacticínios não segue a mesma regra, a fim de que a textura e o aroma não sejam prejudicados devido ao menor grau de calor.
Com esse método, os queijos permanecerão saborosos para qualquer receita. Agora que conhece o método, invista na produção de uma sopa de quatro queijos, opção válida para as noites de clima mais ameno.
2ª dica: texturas
Ao se tratar de texturas, os queijos macios merecem atenção quando o assunto é refrigeração. Essa variedade deve ser retirada da geladeira pouco antes do consumo. Já os queijos mais firmes podem ser armazenados por até dois dias em temperatura ambiente (apenas pequenas porções são aceitas nesse caso).
Após conhecer essa técnica, nada mais válido do que retirar os pedacinhos de queijo que estão na geladeira para fazer um delicioso macarrão de forno com bacon e molho de queijo.
3ª dica: porções
A quantidade de queijo também deve ser levada em conta. Quando se trata de porções maiores, o ideal é envolver em papel alumínio para refrigeração. Na hora do consumo, é aconselhado que se retire da geladeira 30 minutos antes.
Agora que você sabe qual é a prática que pode auxiliar na conservação dos seus queijos, acompanhe a receita de purê três camadas com queijo e impressione seus convidados!
4ª dica: embalagem
Uma dúvida que sempre percorre o imaginário dos amantes da culinária é sobre o armazenamento e a conservação de determinados produtos após serem retirados da embalagem. Em relação aos queijos, o rótulo é a chave para saber quando e como consumi-los. Em pacotes fechados, os queijos costumam ser consumíveis até a data prescrita na etiqueta.
Para acompanhar a dica acima, indicamos uma receita deliciosa de bolinha de queijo com cabelo de anjo. É uma delícia de opção para compor aquele happy hour com os amigos.
5ª dica: queijos frescos
Os queijos mais delicados, como o queijo minas, merecem todo cuidado em seu armazenamento. Para o armazenamento, é necessário que a embalagem e o soro sejam descartados. Após esse passo a passo, deve-se colocar o produto em uma queijeira e mantê-lo refrigerado. O soro costuma se acumular com o passar dos dias. Por isso, a cada consumo, é necessário rejeitar o excesso do líquido.
Ficou com vontade de usar o queijo minas em alguma produção da cozinha? Para salgar as tardes de café, indicamos a receita de biscoitinhos de queijo minas.
6ª dica: Como conservar queijos com ervas finas –
Para aqueles que optam pela praticidade do queijo ralado ou picado, os potes plásticos com tampas são algumas das alternativas para a conservação dessa variedade. Em casos de queijos ralados industrialmente, a atenção deve se concentrar no rótulo do produto. O consumo é realizado de acordo com a data indicada, sabendo que é aconselhável considerar uma nova validade após a abertura da embalagem.
Aplique as técnicas para conservar os queijos e, aos fins de semana, surpreenda os familiares com receitas como essa de torta de quatro queijos com ervas finas.