Neste ano, a festa acontece nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, mas há mudanças devido à pandemia
Com a proximidade do Carnaval, que este ano ocorre nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro e 1º de março, surgem dúvidas a respeito da data, ainda mais com a pandemia de covid-19, que alterou as festas.
De acordo com o calendário, o Carnaval não é um feriado nacional, e sim ponto facultativo. Isso significa que a validade de feriado depende de uma posição de gestões estaduais e municipais, que podem decidir, por exemplo, se os dias vão valer como folga para os trabalhadores.
Trabalho
No caso de o Estado ou o município decidir que o Carnaval é feriado, o trabalhador pode folgar. Caso ele precise cumprir o expediente, deve receber por isso.
Caso contrário, é um dia de trabalho normal, a não ser que a empresa conceda a folga ou forneça ao funcionário algum tipo de compensação.
Festas
O Carnaval sempre funcionou dessa forma, mas em tempos de pandemia de covid-19, ocorreram mudanças em relação às festas que marcam a data.
Neste ano, principalmente após o surgimento da variante Ômicron, algumas cidades do País alteraram o calendário das festividades do Carnaval.
São Paulo, por exemplo, foi um dos casos. A cidade, que considera a data como ponto facultativo, realiza anualmente o tradicional desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi. Devido o avanço da Ômicron, porém, o desfile foi adiado para o feriado Tiradentes, em 21 de abril.
O mesmo ocorrerá no Rio de Janeiro, onde os desfiles acontecem na Marquês de Sapucaí. A decisão foi tomada de forma conjunta pelos prefeitos das duas cidades.