Coloque a canjica em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 12 horas. Corte as costelinhas em pedaços e tempere com sal, esfregando bem na carne. Em uma panela grande, em fogo médio, frite o bacon até soltar a gordura. Retire o bacon e reserve.
Na mesma panela, na gordura que se formou, frite as costelinhas, aos poucos, até dourar. Depois de todos os pedaços fritos, volte toda a carne para a panela. Com o fogo baixo, vá fritando e acrescentando água, aos poucos, sempre de colher em colher. Faça esse processo até a carne ficar macia. Acrescente o alho à carne e frite por 2 minutos. Em seguida, adicione a cebola e o bacon reservado.
Em uma panela de pressão, em fogo baixo, cozinhe a canjica, cobrindo com água, por 30 minutos após iniciada a pressão. Retire a pressão, abra a panela e reserve. Misture a canjica cozida com a água na panela com a carne e deixe ferver por 20 minutos, em fogo baixo. Coloque em uma travessa ou cumbuca de barro, polvilhe com cheiro-verde e sirva em seguida.