Desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô na manhã de terça-feira, 1.º, fez ceder parte do asfalto da Marginal do Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna; local permanece interditada
Renata Okumura
Liberada para a circulação de carros na tarde de quinta-feira, 3, a pista central da Marginal do Tietê apresenta lentidão na manhã desta sexta-feira, 4, no sentido da Ayrton Senna. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há registro de pontos de parada entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.
Pela expressa, por volta das 7h40, também foi verificado trânsito lento entre a rodovia dos Bandeirantes e a ponte da Freguesia do Ó, também no sentido da Ayrton Senna.
A pista central da Marginal do Tietê foi liberada pontualmente às 17 horas de quinta-feira, 3. Após análise no local, a Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) avaliaram que havia condições de segurança para a liberação da via, pois foi bem sucedido o trabalho de concretagem finalizado no local. "Com isso, não será necessária a instalação de estacas para contenção da pista local da Marginal Tietê", informaram em nota.
Um desmoronamento em uma obra da Linha-6 Laranja do Metrô na manhã de terça-feira, 1.º, fez ceder parte do asfalto da Marginal do Tietê e provocou a interdição da via no sentido Ayrton Senna. O acidente ocorreu nas imediações da Ponte do Piqueri, na zona oeste de São Paulo, e, segundo o governo, foi causado pelo rompimento de uma coletora de esgoto.
O acidente e a interdição na Marginal do Tietê causaram transtornos na terça-feira. No início da tarde do mesmo dia, houve a liberação total da pista expressa da Marginal do Tietê, mas outras faixas seguiam interditadas para avaliação de risco. A pista central foi liberada na tarde de quinta-feira, permanecendo a interdição apenas da via local, no sentido da Ayrton Senna, que segue com o trânsito desviado para o corredor formado pelas avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente. Os carros retornam para a Marginal na altura da Praça Pedro Corazza.
O rodízio municipal de veículos continua suspenso nesta sexta-feira.
Para evitar a atenção de motoristas e acelerar trabalhos
Nas proximidades do acidente, foram instalados tapumes. "Para que a gente possa começar os trabalhos também de reforço e retomada do receptor de esgoto, recuperá-lo, para que a gente possa liberar a pista local da Marginal do Tietê", disse Paulo Galli, secretário de Transportes Metropolitanos, reforçando que tanto concessionária quanto construtora garantiram as condições de segurança para a circulação de carros na pista central.
O motivo dessa ruptura ainda está sendo esclarecido. A STM e a Sabesp acompanham o andamento dos trabalhos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente. "Tivemos uma reunião com o IPT. Nós, concessionária, construtora e Sabesp. A partir de quinta-feira, começaram a ser fornecidos os documentos do IPT. O instituto vai preparar um plano de trabalho. Neste plano de trabalho, vão constar os documentos necessários a mais que eles precisarão. Aí, vão prever um tempo que para dar a informação da causa ou das causas que provocaram o acidente.
Próximas etapas
Serão drenados aproximadamente 170 milhões de litros de material da saída de emergência e dos túneis da obra da Linha-6 Laranja de metrô. Essa é uma estimativa inicial neste momento de início dos trabalhos. "As bombas para essa etapa do trabalho começaram a funcionar na quinta-feira e transportarão o volume para o coletor localizado na margem direita (oposta ao acidente) do Rio Tietê. Ao longo desse trabalho de drenagem, parte dele também vai ser bombeado para o interceptor ITi-1. Dessa forma, todo o material é encaminhado para tratamento na ETE Barueri", disse, em nota, a STM.
Ainda segundo a pasta, o ITi-1 é o interceptor de esgotos que está substituindo provisoriamente o ITi-7, até a sua completa recuperação. "O ITi-7 é um túnel de 7,5 km de extensão construído embaixo da Marginal do Tietê no trecho entre a Avenida do Estado e a Ponte do Piqueri. Inaugurado em 2020, tem 3,4 metros de largura e 2,65 metros de altura, implantado em profundidade máxima de 18 metros", acrescentou. Atende 2,2 milhões de pessoas na região central do município, em bairros como Bela Vista, Consolação, República, Anhangabaú, Sé e Liberdade, abrangendo também Aclimação, Cambuci e Ipiranga.