Temperatura está em elevação e ainda tem muito ar úmido no ar e no solo
A Zona de Convergência do Atlântico Sul, responsável pelo grande volume de chuva que caiu sobre São Paulo no último fim de semana de janeiro de 2022, tecnicamente já se desconfigurou. Porém, o ar ainda está muito úmido sobre o estado de São Paulo e a temperatura volta a se elevar com o aumento do número de horas de sol.
O maior aquecimento do ar facilita a formação das grandes nuvens que podem provocar temporais. A chuva forte já não ocorre de forma generalizada, como no fim de semana, mas ainda deixa praticamente todo o estado em alerta.
Com o solo já está encharcado, mesmo uma chuva moderada pode ocasionar novos deslizamentos. Os córregos e rios estão cheios e estas fortes pancadas de chuva, mesmo em pequenas áreas, podem agravar a situação.
O vídeo mostra as nuvens carregadas que cresceram sobre São Paulo na tarde de 1/2/2022. Pela medição do Centro de Gerenciamento de Emergências, em apenas 1 hora choveu 34 mm em Perus, 19,6 mm na Moóca, 18,8 mm na Sé, 12,0 mm na Vila Mariana, 16,6 mm na Vila Guilherme. As imagens são do Climaaovivo
A semana segue com aumento do calor no estado de São Paulo e pancadas de chuva à tarde e à noite.