Ingredientes:
- 4 ovos
- 1 e 1 / 2 xícara 1| 250 g de açúcar
- 1 xícara | 200 ml de óleo vegetal - usei girassol
- 3 xícaras | 300 g de farinha de trigo
- 100 ml de leite - ou meça em um medidor ou meça 1 / 2 xícara e retire uma colher de sopa de leite
- 1 colher de sopa de baunilha
- 1 / 4 de colher de chá de sal
- 3 colheres de sopa de cacau em pó
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Instruções:
- Bata, com a batedeira, os ovos com o açúcar e o óleo e o leite até obter uma massa homogênea. Acrescente a farinha misturada com o sal e o fermento.
- Divida a massa em ao meio em duas tigelas. É importante ter a mesma quantidade de massa nas duas tigelas para se obter a mesma quantidade de listas de chocolate e de baunilha no bolo depois de assado.
- Junte o cacau em uma das metades da massa, e mexa até dissolvê-lo completamente.
- Misture a baunilha na outra metade da massa. Com isso temos duas massas, uma preta e uma branca.
- Forre o fundo de uma forma com 22 cm de diâmetro com papel manteiga. Pincele a forma e o papel manteiga com bem pouco óleo vegetal. Polvilhe com farinha de trigo, e dê dois ou três tapinhas na lateral da forma para soltar o excesso de farinha. Jogue fora essa sobra de farinha.
- Agora está na hora de fazer o zebrado com a massa. Coloque três colheres de sopa de massa de chocolate no centro do fundo da forma. Coloque por cima três colheres de sopa de massa de baunilha. Siga adicionando três colheres de sopa de cada massa até acabarem. Observe que cada nova leva de massa empurra a anterior em direção à lateral da forma.
- Asse o bolo por 50 minutos no forno previamente aquecido a 180 oC.
- Retire o bolo do forno, aguarde quinze minutos, e solte-o da forma. Tire o papel de manteiga do fundo. Atenção, o bolo precisa estar morno para ser retirado da forma, é que com ele totalmente frio o papel manteiga pode grudar no fundo da massa do bolo.
- Sirva o bolo já cortado em fatias para mostrar bem como ele ficou com as listas iguais às de uma zebra.
Notas
Para se obter o maior número possível de listras é preciso alternar rapidamente a massa branca com a de chocolate porque elas são bem líquidas e espalham-se logo na forma. O que não fizemos aqui na Cozinha da Marcia, como podem ver na foto do bolo, o qual ficou com menos listras do que eu gostaria.