PAULO AMORIM EM 13 DE JANEIRO DE 2022, ÀS 08:32
O início de 2022 está sendo marcado pelo crescimento de casos de Covid-19 e também da gripe H3N2, o que já começa a prejudicar os serviços bancários presenciais em cidades do interior de São Paulo, Rio Grande do Sul e Paraná. Saiba mais.
A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, informou que pelo menos 20 cidades paulistas, entre elas importantes centros como São José dos Campos, Campinas, Sorocaba, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, tiveram que suspender as atividades em agências bancárias após funcionários testaram positivo para a doença.
Em grande parte dos casos, as agências foram reabertas em um ou dois dias, após a limpeza dos locais. Os moradores de cidades menores precisaram se dirigir a outros municípios para serem atendidos.
Em Piracicaba (SP), pelo menos 35 bancários testaram positivo desde o começo do ano, de acordo com o sindicato regional dos bancários. Uma agência do Itaú teve que suspender o atendimento presencial durante duas semanas. Santander e Bradesco também tiveram que fechar algumas unidades para sanitização.
A federação explicou que grande parte dos bancos mantém o protocolo de fechamento para sanitização do local assim que casos positivos são detectados. De acordo com a entidade, os casos que vem acontecendo são reflexos da volta do trabalho presencial em agências e do afrouxamento dos protocolos de segurança contra a covid.
A Febraban (Federação Brasileira de Bancos) disse que a atividade bancária integra o grupo de serviços essenciais e por conta disso, não pode ser paralisado totalmente.
Universidades federais voltam a suspender aulas presenciais; confira lista
No Rio Grande do Sul, pelo menos 40 agências bancárias, a maioria pertencentes ao Banrisul, fecharam desde a última semana. O banco explicou através de nota que quando um um empregado, estagiário ou prestador de serviço é testado positivo, a agência recebe tratamento especial de limpeza e todos os colaboradores que tiveram contato com ele nas 48 horas anteriores aos sintomas são encaminhados para testagem.
Em Maringá, Paraná, segundo o sindicato dos bancários na cidade, após a confirmação de casos positivos de covid, três agências tiveram que ser fechadas. A federação confirmou ainda o fechamento de agências em Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.