Medida acontece após uma explosão de casos de Covid nos navios
Após a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo federal decidiu na última segunda-feira (3) suspender a temporada de cruzeiros no Brasil até 21 de janeiro em virtude pandemia de Covid-19.
Na oportunidade, a Anvisa reforçou a "urgência" em acabar com a temporada após surtos do novo coronavírus nas embarcações. Um dia depois da recomendação da agência, a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros (Clia) também decidiu suspender suas operações até o dia 21.
Em um comunicado conjunto, os Ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura, Justiça e Turismo afirmaram que a suspensão temporária foi decidida após uma reunião com empresas do setor.
"Houve uma reunião com secretários de Saúde de estados e municípios para discutir o atual plano de operacionalização da atividade de cruzeiros diante do aumento de casos da variante Ômicron em embarcações na costa brasileira, mesmo que, em sua totalidade, leves ou assintomáticos. O Governo federal continuará, nos próximos dias, a promover reuniões com municípios, estados e empresas para, juntos, reavaliarem a possibilidade do retorno das atividades", informou.
No último domingo (2), uma embarcação chegou ao Rio de Janeiro com pelo menos 28 casos de Covid-19 a bordo. A Anvisa também suspendeu embarques em dois navios (MSC Splendida e Costa Diadema), no porto de Santos (SP), depois de dezenas de passageiros testarem positivo para o coronavírus Sars-CoV-2 nos últimos dias. .