Às vésperas da chegada do Bom Velhinho, novo sistema de baixa pressão irá provocar muita chuva nos dois estados. Há potencial para transtornos. Confira!
Um novo sistema de baixa pressão atmosférica irá se formar na altura da costa dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo e provocar muita chuva ao longo desta semana de Natal. Os volumes elevados poderão causar alagamentos e deslizamentos de terra. Confira abaixo a tendência para os dias 23, 24 e 25 de dezembro.
Natal no estado de São Paulo
Na quinta-feira (23), a atuação do sistema de baixa pressão atmosférica no mar irá formar nuvens muito carregadas em todo o estado de São Paulo. Os volumes de chuva serão expressivos ao longo do dia, que terá predomínio de céu bastante encoberto. Com a chuva forte e volumosa, vários transtornos poderão ser observados, como alagamentos e queda de barreiras nas estadas.
O motorista que estiver se deslocando pelo estado de São Paulo ou se dirigindo em direção a Minas Gerais e Rio de Janeiro, deve redobrar os cuidados ao volante, especialmente no dia 23 de dezembro!
Na sexta-feira (24), véspera de Natal, a tendência é de que as áreas de instabilidade mais pesadas já tenham perdido força no estado. No entanto, a região do litoral e as áreas próximas a Minas (como Campos do Jordão, Ribeirão Preto e Votuporanga) ainda terão chuva mais persistente, mas que perde força ao longo do dia. Na capital do estado, a madrugada terá chuviscos, mas aos poucos o sol aparece e predomina, mas as temperaturas não sobem muito. O tempo também deve ficar firme nas demais áreas paulistas.
No dia 25 de dezembro, apenas a faixa litorânea pode receber chuviscos, por conta da infiltração marítima. Na região metropolitana e nas demais áreas, a previsão será de sol e tempo firme.
Natal no estado do Rio de Janeiro
Assim como no estado de São Paulo, o pior da chuva no Rio de Janeiro será na quinta-feira, dia 23 de dezembro. Os temporais serão persistentes, com alta chance de inundações e queda de barreiras. A chuva forte deve persistir em todo o estado pelo menos até à noite.
Ao longo do amanhecer do dia 24 de dezembro, as áreas de instabilidade perdem força de forma gradativa. O dia ainda pode começar com chuva fraca no estado, inclusive na capital, mas que deve cessar até meados da tarde. No entanto, o predomínio ainda será de céu bastante encoberto.
No dia 25, a tendência ainda é de muita nebulosidade e poucas aberturas de sol no estado fluminense, devido à influência dos ventos que sopram do oceano. Não chove.