Jovem desembarcou no MT vindo de um voo que saiu de Joanesburgo, na África do Sul
A recomendação a todos os passageiros que chegam ao Brasil vindo da África é o isolamento durante 14 dias por causa do surgimento da variante Ômicron da covid-19. Porém, uma mulher de 28, que desembarcou em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, na última segunda-feira vinda de voo que saiu de Joanesburgo, na África do Sul, furou a quarentane e foi vista em um shopping da cidade.
De acordo com o relatório da Vigilância, a mulher e os filhos, de 6 e 11 anos, não estava em casa na tarde de terça-feira, 30, quando a equipe de Vigilância do munícipio foi a até a seu endereço de cadastro.
A avó da mulher informou para os profissionais que a neta tinha ido encontrar uma irmã no shopping, além de confirmar que ela foi notificada sobre a necessidade de cumprir um período de isolamento social.
“Fizemos toda a investigação e a coleta. Agora, ela vai ficar em quarentena e em monitoramento nos próximos 12 dias”, declarou Relva Cristina, superintendente de Vigilância em Saúde de Várzea Grande.
O relatório informa que a jovem se mostrou contrariada por ter que cumprir a quarentena. Ela alegou que mora em Joanesburgo e que só veio ao Brasil para buscar os filhos. "Chegou ao local de forma relutante, levantando vários questionamentos sobre a necessidade da realização da quarentena, e dizendo que não havia sido informada formalmente”, diz o comunicado.