Ingredientes:
- Para 4 pessoas, a receita pode ser duplicada
- 3 batatas-doces com aproximadamente o mesmo tamnho e formato (as que usei tinham 12 cm cada)
- 2 xícaras de óleo vegetal
- 1 colher de chá de sal refinado ou flor de sal
- 1 raminho de alecrim fresco ou de orégano seco
Instruções:
- Descasque as batatas-doces, e corte-as em fatias com aproximadamente um milímetro de espessura. As fatias ficarão mais uniformes se forem cortadas com um fatiador de legumes. Mas não é necessário.
- Lave as batatas em diversas águas até soltar todo o amido - a água vai sair clarinha. Escorra-as e seque-as sobre um pano de prato.
- Aqueça o óleo em uma panela de fundo grosso. O fogo deve ser baixo, o óleo deve ficar bem quente. Para saber a temperatura correta no olho observe se está soltando pequenas bolhas do fundo da panela. Antes de fritar as batatas-doces faça um teste com uma fatia de batata para ter certeza que a temperatura está correta.
- Acrescente pequenas quantidades de batatas no óleo aos poucos. Assim a temperatura do óleo se mantém constante, e as batatas fritam mais rápidamente. Mexa óleo de vagar com o auxílio de uma escumadeira enquanto as chips fritam para impedir que as fatias grudem umas nas outras. Transfira as batatas fritas para uma tigela forrada com papel absorvente. Polvilhe as chips ainda quentes com sal e as folhinhas de óregano.
Notas
Esta receita foi revisada a pedido de um internauta. Eu fritei as chips da foto com óleo de canola, no entanto ele me explicou que os grãos seriam pouco saudáveis. Eu fui pesquisar, e não é bem assim. Canola não é uma planta e sim a abreviação de "canadian oil low acid" - óleo canadense com baixa acidez. Portanto, é um nome comercial. A planta utilizada no preparo do óleo é a colza (brassica napus), uma parente da mostarda. É apenas uma planta usada para se fazer um óleo comestível como os demais, que não é venenosa, nem usada no preparo de armas químicas - outro boato.