São Paulo, outubro de 2021 - "Dados indicam que cerca de 33% das mulheres e 15% dos homens com mais de 65 anos terão osteoporose, uma condição que fragiliza os ossos. Portanto, é um problema de saúde pública", diz o médico Sergio Setsuo Maeda, especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo (SBEM-SP). Com apoio da ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela, a Estação Higienópolis-Mackenzie recebe mostra sobre osteoporose organizada pela SBEM-SP. Na Estação Paulista, a exposição conta com parceria da Associação Brasileira Superando o Lúpus, Doenças Reumáticas e Raras.
A osteoporose é uma doença que se agrava com o envelhecimento. Dia 20 de outubro é dia mundial e nacional dedicado à conscientização sobre a doença. Mais comum em mulheres acima dos 45 anos, com o avançar da idade a osteoporose pode aumentar o risco de fraturas, especialmente do quadril, da costela e do colo do fêmur. Predisposição genética, certos medicamentos e alguns hábitos como ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo e sedentarismo também podem estar por trás das causas da osteoporose. As fraturas em consequência da doença podem causar dor, levar à dependência física e estão associadas à maior mortalidade.
A alimentação rica em cálcio e a exposição solar, que é o principal fator para absorção da vitamina D, são essenciais para a saúde dos ossos e podem ajudar a prevenir a perda de massa óssea. "A osteoporose é silenciosa e dificilmente apresenta sintomas, daí a importância do alerta. Quando diagnosticada, muitas vezes já está em estágio avançado", explica o médico Maeda.
"Além de se preocupar em oferecer um transporte de qualidade, a ViaQuatro também está atenta a questões que envolvam a qualidade de vida, a saúde e o bem-estar, daí a importância dessa exposição", afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade da concessionária.
Em breve a mostra também estará disponível no Facebook da ViaQuatro (https://www.facebook.com/ViaQuatroSP/).
Foco da mostras são as formas de prevenção da doença
|