Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br.

TV Jundiai Hoje
Banner Cabecalho 01
Brasil

Saúde mental: autocuidado é essencial no trabalho remoto

Publicada em 21/08/24 às 08:34h - 44 visualizações

por TV Jundiai Hoje


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: TV Jundiai Hoje)
Com a crescente preocupação sobre o tema, estado psicológico dos funcionários entrará em relatórios de gestão de risco das empresas - NR-1
 


Imagem: Envato
O número de afastamentos do trabalho devido a transtornos psíquicos subiu 20% em 2023, de acordo com a pesquisa da corretora de benefícios It’sSeg Company. Inclusive, a saúde mental passará a integrar os relatórios de gestão de risco das empresas no Brasil. A decisão da Comissão Tripartite Paritária Permanente foi divulgada na semana passada pela Agência Brasil. Com a nova determinação, o tópico foi incorporado à Norma Regulamentadora Nº 1 (NR-1). Preservar o equilíbrio psicológico no home office exige atenção tanto dos colaboradores quanto dos contratantes. Fatores como o autocuidado e isolamento social precisam ser avaliados, já que a interação presencial é reduzida e há a responsabilidade de autogerenciamento de quem está em casa.
 

A jornalista e especialista em gestão de crises e comunicação institucional Fabíola Cottet, que vive hoje na Romênia e atua no Brasil, em formato de teletrabalho, acredita que a dinâmica só funciona para empresas e colaboradores se houver uma rotina estabelecida. A profissional é sócia da MAVERICK 360, agência 100% digital e que, desde que foi fundada, há 10 anos, atua no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas no sistema remote first. “Percebemos que algumas atitudes tornam a jornada mais produtiva e melhoram a organização e o autogerenciamento. Estabelecer horários para começar e terminar sua carga horária e ter um espaço específico para executar o serviço é indispensável”, afirma.
 

Segundo Rick Garcia, publicitário, especialista em branding e sócio-fundador da MAVERICK 360, existem comportamentos que podem reduzir a sensação de distanciamento e aumentar o bem-estar dos funcionários. “Aqui na agência o que funciona muito pra gente é uma comunicação clara e o acompanhamento dos processos. Sempre que possível, estamos em contato para minimizar o isolamento e fortalecer a equipe. Por outro lado, na vida pessoal, é importante aproveitar para estar perto das pessoas que você ama, e usar esse benefício do home office a seu favor. Nossos colaboradores também procuram praticar atividades físicas e de lazer, para incorporar momentos de prazer como hábito diário. Isso é essencial para manter a mente e o corpo saudáveis”, recomenda.
 

O papel das empresas

O modelo remoto também oferece diversas vantagens como flexibilidade, redução do deslocamento e mais autonomia aos funcionários. Esses elementos podem contribuir com a preservação da saúde mental a longo prazo. No entanto, as organizações precisam contribuir com esse processo. “É preciso adotar medidas para garantir um ambiente favorável e seguro para o profissional. Com uma comunicação clara e eficiente, horários flexíveis, treinamento e, principalmente, acompanhamento deste colaborador. Além de reconhecer os esforços constantemente, incentivar e monitorar a carga de trabalho com avaliações regulares para assegurar que eles não estejam sobrecarregados”, explica Fabíola.
 

Sobre a MAVERICK 360

A MAVERICK 360 é uma agência digital que oferece soluções em Branding, Assessoria de Imprensa, Marketing on e off e In-house. A empresa é especializada no atendimento a áreas complexas ou regulamentadas. Fornece um diagnóstico integrado de comunicação a todos os seus clientes, com a personalização dos serviços prestados. Desde 2014, ano em que foi fundada, o modelo de trabalho é 100% digital, sob o conceito remote first, com profissionais espalhados por diversas partes do mundo e dedicados a desenvolver projetos criativos, exclusivos e de alta performance. O cumprimento de prazos é um compromisso assumido, com 80% das entregas realizadas antecipadamente e o restante inteiramente dentro dos prazos acordados. A agência conta com a expertise de seus sócios-diretores, o publicitário Rick Garcia e a jornalista Fabíola Cottet, que possuem mais de 18 anos de experiência em comunicação estratégica e corporativa.



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Site TV Jundiai Hoje
Visitas: 1623453   Usuários Online: 1085
Nosso Whatsapp 11982119966
Copyright (c) 2024 - TV Jundiai Hoje

Seja bem vindo ao nosso site TV Jundiai Hoje - tvjundiaihoje.com.br!