3 dicas para engajar uma equipe de vendas
Engajar uma equipe de vendas é um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas atualmente. A pressão constante para atingir metas elevadas pode resultar em desmotivação, afetando negativamente a saúde mental dos colaboradores e aumentando o índice de rotatividade.
De acordo com uma pesquisa recente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), 55% dos profissionais de vendas relataram sentir níveis elevados de estresse, e 40% consideram mudar de emprego devido à desmotivação.
A pressão na área comercial existe, e, se dosada com números alcançáveis, ela ajuda a impulsionar as ações e atitudes necessárias para que as vendas aconteçam. É como um estímulo para prospectar ainda mais e dar o seu máximo para bater uma meta. Em níveis saudáveis, a adrenalina causada pela pressão nos ajuda a sair do ponto de comodidade e ir rumo a novas conquistas.
“Engajar uma equipe de vendas requer uma combinação de estratégias bem planejadas e implementadas. Workshops contínuos, campanhas de incentivo e uma cultura sólida de feedback e reconhecimento são pilares que podem transformar a dinâmica de qualquer equipe, reduzindo a desmotivação e, consequentemente, a rotatividade”, explica Thiago Busignani, Gestor Administrativo e de Operações do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
Para superar esses desafios, é crucial implementar estratégias que motivem e engajem os membros da equipe. Nesse sentido, Thiago Busignani cita 3 ideias eficazes que a sua empresa pode adotar para a equipe de vendas:
1. Workshops e treinamentos constantes: investir em qualificação contínua é essencial para manter a equipe de vendas motivada e preparada para enfrentar os desafios do mercado. Os workshops são uma excelente ferramenta para isso, pois não só proporcionam novos conhecimentos e habilidades, mas também promovem o networking e a troca de experiências entre os colaboradores;
2. Campanhas de incentivo: é uma excelente forma de reconhecer e recompensar o esforço dos vendedores. Os incentivos podem variar desde prêmios monetários até benefícios diversos, como descontos em serviços e produtos;
3. Cultura de feedback e reconhecimento: implementar uma cultura de feedback constante e reconhecimento é vital para manter a equipe de vendas engajada. Feedbacks regulares, tanto positivos quanto construtivos, ajudam os vendedores a entender suas áreas de melhoria e reconhecer seus pontos fortes. Reconhecer publicamente os esforços e conquistas dos vendedores reforça a valorização do trabalho bem-feito e motiva os demais colaboradores.
De acordo com dados do Instituto Gallup, equipes que recebem feedbacks frequentes apresentam 21% mais lucratividade e 20% mais produtividade. Isso demonstra a importância de um ambiente onde a comunicação é clara e o reconhecimento é uma prática constante.
“No Cebrac, utilizamos essas ações ao implementar essas práticas. Como exemplo disso, realizamos uma ação bem-sucedida em relação à campanha de incentivo que oferecia descontos em serviços do iFood aos nossos colaboradores. Uma empresa que preza pelo bem-estar do colaborador mantém uma equipe de vendas não apenas produtiva, mas também feliz e realizada”, finaliza Busignani.
Sobre o Cebrac
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