O escurecimento da região íntima é uma preocupação para muitas mulheres, especialmente para aquelas que já passaram dos 40 anos e estão sofrendo com as mudanças hormonais do climatério. Mas antes de entender as possíveis soluções, é preciso saber as causas do escurecimento e, segundo dados da Associação Brasileira de Cosmetoginecologia, um dos fatores para isso acontecer é a baixa hormonal.
Com o aumento na busca por métodos caseiros nos últimos tempos, Fabiana Addario, dermatologista da Plenapausa, uma empresa que visa levar informação, cuidado e tratamento para mulheres, explica que há muitos perigos em usar ingredientes como limão, bicarbonato de sódio e até mesmo vinagre de maçã, pois eles podem causar danos à pele sensível da região íntima.
“Além dos riscos imediatos, os métodos caseiros de clareamento não são cientificamente comprovados como eficazes. Muitos dos ingredientes utilizados não possuem propriedades clareadoras comprovadas, e o uso inadequado pode piorar a condição da pele, causando manchas mais escuras e difíceis de tratar. A pele da região íntima é extremamente delicada e qualquer desequilíbrio no seu pH natural pode levar a infecções e desconfortos”, diz.
Como clarear a região íntima? Veja os melhores tratamentos:
Cremes clareadores: existem opções com ácido kójico, ácido azelaico e vitamina C, que são componentes que ajudam a inibir a produção de melanina e a clarear a pele ao longo do tempo. É importante usar produtos testados dermatologicamente para evitar irritações.
Peelings químicos: são procedimentos usados por dermatologistas que utilizam ácido para remover as camadas superficiais da pele, promovendo a renovação celular e clareamento da área. É um procedimento eficaz, mas requer cuidados específicos pós-tratamento para evitar complicações.
Laser e luz pulsada: é uma opção avançada para clarear a região íntima. Esses métodos utilizam luz para quebrar os depósitos de melanina na pele, resultando em um tom mais uniforme. Os resultados podem ser rápidos, porém é necessário passar por várias sessões para obter o efeito desejado.
Microagulhamento: é um procedimento que utiliza pequenas agulhas para criar microperfurações na pele, estimulando a produção de colágeno e a renovação celular. Esse tratamento pode ajudar a clarear a região íntima, além de melhorar a textura da pele.
Sabonetes e loções específicas: alguns destes produtos são formulados para ajudar a clarear a região íntima. Eles contém ingredientes suaves que promovem a renovação celular e a redução da pigmentação. Usá-los regularmente pode auxiliar na manutenção de uma pele mais clara e saudável.
Caso tenha interesse na pauta, estamos à disposição para fazer a ponte de entrevista com a especialista.
Plenapausa
Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa. Entendendo que hoje, no Brasil, são cerca de 35 milhões de mulheres em idade menopausal e 85% delas sentem os sintomas em maior ou menor grau. Ainda que parte do público feminino desconheça os sintomas, a Plenapausa tem como missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase, que a partir de pesquisas e dados, busca constantemente criar soluções efetivas para esse público. A femtech recebeu aceleração da Matter, maior hub de inovação em saúde dos Estados Unidos.